EUROPA

EUROPA
Descobrindo o "Antigo Continente"

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ROTEIRO PARA CONHECER PARIS EM 6 DIAS

Roteiro Paris - 6 dias
Aqui vai uma sugestão de roteiro dia-a-dia para quem vai a Paris e quer conhecer um pouco de tudo. Foi montado para minha lua-de-mel com o objetivo de otimizar meu tempo na cidade.

Veja que eu coloco algumas observações quanto ao dia e ao horário de funcionamento dos lugares. Tem coisas que vc precisa ir em dias específicos para ver ou aproveitar melhor. Portanto, fique atento!

Dia 1 (tem que ser um domingo):
- 10h30 – Museu Picasso
Descer na estação St. Sebastian Froissart (linha lilás)

- 12 horas – Almoço
Almoça em qualquer bistrô. Vc estará no Marais, um dos bairros mais modernos e tradicionais de Paris. Mas deixa para tomar o café na Place des Vosgues

- 13 horas – Place des Vogues
É considerada a praça mais bonita do mundo. Foi onde viveu Victor Hugo. De domingo, é comum ter músicos tocando música clássica na praça. Mas vc vai gastar no máximo 40 minutos aqui.

- 13h30
Saindo da Place de Vogues, vá até a Place de La Bastile (onde aconteceu a queda da Bastilha). Não tem nada para fazer, só tirar foto. Depois, pega a linha amarela do metrô no sentido La Defense e desça na estação Hotel de Ville.
O Hotel de Ville é (ou foi, não tenho certeza) a Prefeitura de Paris. É um lugar lindo! Uma imensa praça cheia de fontes.
Entre na rue du Renard e ande até o Centro Pompidou.
Centro Pompidou é um museu de arte moderna. O prédio é todo invertido (encanamentos e tubulações ficam do lado de fora). Mas não precisa entrar para visitar. É só para conhecer e tirar foto.
Volte a pé até o Hotel de Ville e vá beirando Sena até a Ponte de Sully. Atravessa e entra na Ile St. Louis. Vc terá uma visão bem romântica do Sena. Nessa ilha, pegue a ponte que leva até a Ile de La Cite, onde fica a Notre Dame.

- 15h30 – Notre Dame.
Se quiser subir nas torres, tente chegar na Notre Dame por volta das 15h30. Senão, pode ir mais devagar e chegar por volta das 16h30. É o horário que começa uma apresentação de música clássica com os órgãos da igreja. É de arrepiar e não custa nada! De graça. Não esqueça de tirar a tradicional foto dos vitrais.

- 17 horas
Ainda na Ile de La Cite, procure o Conciergerie. É onde Maria Antonieta ficou presa antes de ser executada. Vá andando pela lateral até a Pont Neuf, a mais antiga de Paris. Dela vc terá uma visão linda do Conciergerie e da Ile St. Louis.

Obs.: nesse roteiro, tem ainda a Saint Chapelle, uma igreja pequena, mas linda, com teto todo de estrela. Ela fecha às 17 horas e fica dentro do Palácio da Justiça, na Ile de La Cite.


Dia 2 – Rive Gauche / Museu D´Orsay / Torre Eiffel
- 10h30
Descer na estação St. Michael: você estará na Rive Gauche, a região intelectual de Paris.
Visite a Sorbonne, “uma das” ou “a” principal universidade de Paris.
Passe pelo Pantheon

- 11h30
Do Pantheon, vá até o Jardin du Luxembourg. É um dos lugares mais lindos de Paris. Tem um “lago” artificial gigante, onde as crianças ficam brincando com miniaturas de veleiros. Tem também a Fontaine de Medicis, simplesmente maravilhosa! Aproveita, senta numa das cadeiras e come um crepe de banana com Nutella sem medo de ser feliz.

- 13 horas
Saia do Jardim du Luxemboug por uma saída próxima ao busto em homenagem a Delacroix. Já fora do parque, procure a Place St. Súplice, onde fica a igreja de St. Súplice. Essa igreja foi cenário do livro “O Código Da Vinci”. É onde o albino mata a freira.

- 13h30
Pegue o metro St. Súplice sentido Porte de Clignencourt. Desce na St. Michael e pega o RER (linha C) sentido Versailles. Desce na estação Museu D´Orsay.

- 14 horas – Museu D´Orsay.
É lindo, está instalado numa antiga estação de trem e tem VÁRIAS obras de Monet e Van Gaugh. Não deixe de ir ao restaurante onde fica o relógio. É lindo! E entre os ponteiros do relógio, dá para ver a Sacre Coeur.

- 17h30 – Torre Eiffel
Saindo do Museu D´Orsay, pega o RER novamente no mesmo sentido Versailles e desce na estação Champ de Mars/Tour Eiffel. Suba na Torre Eiffel. Vc tem que ir até o último andar e aguarde as luzes da cidade começarem acender. Se não tiver fila, antes de subir, ande até o Champ de Mars (vulgo Campo de Marte). É um gramadão cercado de arvores. Dá uma foto linda.

OBS.: Depois disso, vá para o hotel e descanse... Vai estar mega cansada...


Dia 3 – Place de la Concorde / Place de La Madeleine / Ópera / Compras
- Pegue a linha amarela do metrô e desça na estação Concorde, na Place de la Concorde. É uma praça com duas fontes lindas e um obelisco, que foi doado pelo Egito à França e tem mais de 3 mil anos. O obelisco fica no lugar onde antes ficava a guilhotina, que executou Maria Antonieta e quase toda corte francesa na época da Revolução.

- Da Place de La Concorde, vc terá visão da Champs Elisee até o Arco do Triunfo. Do lado oposto, vc terá o Jardin das Tulueries/Louvre. Na lateral, vc tem uma visão do Hotel de Crillon, um dos mais famosos e caros de Paris, onde a Diana e o Dody estavam hospedados e saíram para fugir dos paparazzi. No fundo, estará a Place de la Madeleine. Vá até lá. Tem a igreja e várias lojas de comidinhas (Fauchon, Laduree etc.).

- Da Place de La Madeleine, vá até a Hausmann, onde fica a Galerie Lafayette. Nessa rua tem um monte de lojas de departamento. Divirta-se.

- Ainda nesse circuito, vá até a Ópera Garnier. É um prédio lindo e sempre tem programação cultural. Se conseguir, assista a um espetáculo. Os ingressos giram em torno de 25 euros.

- No meio desse circuito, procure entrar em ruas desconhecidas. Sempre tem uma coisa interessante no meio do caminho. Sente para comer com calma. Enfim, aproveite.


Dia 4 – Louvre (tem que ser uma quarta-feira, dia em que o Louvre fecha às 22 horas e vc terá mais tempo para conhecer)

- Pegue a linha amarela do metro e desça novamente na Place de La Concorde. Entre no Jardin das Tuluires e vá andando até o Louvre. O jardim é lindo e vale perder um tempo nele. Se vc for na primavera, ele estará repleto de tulipas. Simplesmente lindo! Logo na entrada, tem uma parte mais elevada de onde vc tem uma vista parcial da Torre, do obelisco e da Champs Elisee.

- Louvre é muito bacana. Não deixe de ver a galeria de quadros italianos (onde está a Monalisa), galeria de quadros franceses e ala egípcia. Tem também a parte de esculturas (procure pelas três esculturas de Michelangelo). Não deixe de ver também a Vênus de Milo e a Vitória da Samotrácia.

Dia 5 – Gran Palais / Petit Palais / Margem do Sena / Trocadero / Champs Elisee

- Pegue a linha amarela do metrô e desça na Champs Elisee-Clemenceau. Entra na Av. Winston Churchill. Nela estão o Grand Palais e o Petit Palais. São espaços culturais famosos, lindos (o Petit Palais costuma receber desfiles da semana de moda de Paris). Mas o melhor dessa avenida é a vista da Ponte Alexandre III com o Hotel dês Invelides ao fundo. É demais. Dá para tirar umas mil fotos nesse cenário.

- Depois, pegue a margem do Sena, do mesmo lado da Champs Elisee (não precisa atravessar a ponte) e vá andando em direção à Torre Eiffel, beirando o Sena. Escolha um dia de sol. É lindo!

- Chegando na Torre Eifell, vc estará do lado do Trocadero. É uma praça gigante. Suba as escadas. Lá de cima, vc terá a famosa vista da Torre Eifell, cenário de 9 entre 10 fotos tiradas de Paris.

- Do Trocadero, pegue um metro até a estação Charles de Gaulle-Etoile. Vc descerá em frente ao Arco do Triunfo. Suba até o mirante, pois a vista é linda. Eu deixei para subir no final do dia para ver as luzes da Torre Eifell acessas. Depois, desça a Champs Elisee a pé até a Place de La Concorde e passe por todas as lojas famosas.


Dia 6 – Sacre Coeur

- Para ir à Sacre Coeur tem que descer no metrê Abesses ou Lamarck-Caulaincourt (não lembro a cor da linha). Vc estará no bairro de Montmartre, um dos mais "parisienses".

- Vá andando até a Sacre Coeur e suba até a igreja. A vista é linda. A igreja é uma das mais bonitas (por fora). Vale a pena! E vc gasta uma manhã para fazer este passeio.

2 comentários:

Raquel Barbosa disse...

Oi, não sei se você ainda atualiza o site, mas queria registrar que achei esse post muito útil para mim, que vou para Paris em Abril com meu marido pela primeira vez...abraços
www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

Igraine Sala disse...

Adorei as dicas , melhor roteiro que achei na internet